WUSHU KUNGFU


WUSHU

O Wushu é um sistema de combate desenvolvido a partir da observação dos animais e elementos da natureza. Possui quase cinco mil anos de história e está intimamente ligado a cultura chinesa, sendo considerado um tesouro nacional. O Wushu esteve presente em todos os momentos importantes da história chinesa e atualmente tem havido por parte do governo comunista chinês uma ênfase no desenvolvimento do Wushu desportivo, mas a prática tradicional ainda é presente na China.
O termo Wushu é composto de duas partes, a primeira parte Wu significa literalmente “guerra”, “marcial”, “militar”, mas analisando profundamente este ideograma ele é composto de dois caracteres, onde o primeiro significa “deter ou parar” e o segundo significa “lança ou enxada ou uma outra arma qualquer”. Então a combinação desses caracteres que forma o ideograma Wu quer dizer “por fim a violência”, portanto na concepção chinesa as artes marciais são “um meio de se atingir a paz” e não de fazer a guerra ou causar violência. Shu representa o conceito de “arte ou método”. Então o termo Wushu pode ser traduzido como “arte marcial” num sentido mais simples, mas a sua correta tradução seria “método de parar a violência”.
Outro termo que pode ser utilizado para se referir a arte marcial chinesa é Guoshu (pronuncia-se Kuoshu) que seria uma forma contrata de Zhongguo Wushu que significa “arte nacional” ou “arte marcial da China”. No Ocidente este termo é erroneamente escrito como Kuoshu.


KUNGFU

Kungfu é a grafia incorreta do termo Gongfu que é composto de duas partes: Gong que significa conquista, mérito, trabalho; Fu que significa homem adulto ou homem maduro. A combinação dessas partes refere-se ao desenvolvimento das habilidades de uma pessoa através da dedicação de tempo e esforço.
Os ocidentais erroneamente acham que o termo Gongfu significa “arte marcial chinesa”, esse pensamento é devido nos primeiros contatos de ingleses e americanos com o Wushu quando estes eram derrotados pelos chineses em brigas eles perguntavam o que é isso e os chineses respondiam é Gongfu, os ocidentais entenderam que o nome da arte marcial chinesa era Gongfu, mas os chineses queriam dizer que um chinês que derrotava um ocidental em combate possuía habilidade em lutar devido a um longo tempo de esforço e dedicação ao treino do Wushu.
Qualquer pessoa que procure desenvolver uma técnica, talento ou pratica, que exija paciência, perseverança, dedicação e tempo para que se atinja certo grau de habilidade é dito ter Gongfu. Desta forma um pianista, um artista, um médico, ou qualquer outra pessoa, que constantemente pratica sua atividade, e assim atinge um alto grau de competência no que faz, tem Gongfu. Assim vemos que Gongfu é um atributo pessoal, como integridade e sabedoria. O certo é dizer que uma pessoa “tem” Gongfu, ao invés de dizer que essa pessoa “sabe” ou “faz” Gongfu. A mais importante característica da arte marcial chinesa é a ênfase da mente sobre o corpo, sendo uma verdadeira filosofia de vida e não apenas uma técnica de combate.